Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade,
Colhendo Soberania Alimentar
Terra Livre de Transgênicos e sem AgrotóxicosConstruindo o Projeto Popular e Soberano para a Agricultura
23 a 26 de julho de 2008 - UNIOESTE - Cascavel – Paraná - Brasil
O PROCESSO DE PREPARAÇÃO
DA 7ª JORNADA DE AGROECOLOGIA
- Para: MST, MPA, MAB, MMC, CPT, ELAA, IEEP, FEAB, Articulação Puxirão dos Povos e comunidades Tradicionais, CIMI, Terra de Direitos, Acampamento Terra Livre, Assesoar, ABEEF, CAPA, AOPA, outros.
- Ver a programação em anexo.
- Objetivos da Jornada:
- As Jornadas fazem parte de um processo de luta permanente, contra o projeto das empresas transnacionais do Agronegócio;
- É um processo de construção do Projeto Popular e Soberano para a agricultura brasileira;
- É uma jornada de estudo, de formação, de análise, de troca de experiências, de intercâmbio para a militância e para as famílias que vivem, trabalham e lutam no campo.
- É um espaço de divulgação, de fazer propaganda no meio da população, de tudo o que estamos fazendo e construindo em torno do nosso projeto;
- É um momento de buscar apoio, fazer alianças envolvendo o conjunto dos movimentos, organizações, forças sociais e políticas do meio rural e da cidade, na construção de um projeto popular para o Brasil.
- Cada organização articule a quantidade de ônibus que necessitem de acordo com o número de famílias, capacidade organizativa, decisão política;
- Ajudar na articulação de 1 ônibus com as organizações que compõem a Via Campesina e com amigos e apoios urbanos (professores, estudantes, pastorais, etc...)
- OBS.: Estamos articulando recursos para o transporte, mas cabe a cada organização também articular recursos para transporte via os municípios.
- Cada organização, cada escola de formação preparem uma troca de experiência-oficina que expresse as iniciativas em relação a matriz agroecológica na agricultura, na educação, na formação, na cultura, etc. (preencher a ficha em anexo)
- Essa troca de experiência será repetida 2 a 3 vezes durante a Jornada.
- Será montado um grande circo ( 600 m ) para exposição, troca, cooperação, vendas, comercializaçã o de todos os tipos de produtos oriundos da reforma agrária e agricultura camponesa;
- Preparem-se para trocar... comercializar. .. fazer propaganda.. . fazer negócios... fazer política.
- Vejam na programação, que no último dia, está planejado organizarmos o ATO PELA BIODIVERSIDADE, com trocas de sementes, mudas, etc, entre todos os participantes da jornada;
- Para que isso aconteça na prática precisamos garantir:
i. Que cada participante, através de sua organização, deverá trazer até 3 kg de sementes crioulas de grãos, de adubação verde, de hortaliças, de melancia, melão, abóbora, flores, pastagens, árvores frutíferas, mudas, etc.
ii. A direção de cada movimento é responsável para recolher esses produtos e entregar na secretaria da jornada no momento de fazer o credenciamento dos participantes da jornada e receber o kit de materiais.
- Ver em anexo a ficha de inscrição para as trocas de experiências- oficinas.
- Ver em anexo as equipes de trabalho da Jornada.
FORA SYNGENTA!
GLOBALIZEMOS A LUTA, GLOBALIZEMOS A ESPERANÇA!
Coordenação da 7ª Jornada de Agroecologia
Jakeline
Telefone: 41 9676 5239
e-mail: viacampesinapr@ gmail.com
Mário Júnior
Coletivo Liberdade Socialista - PSOL
Coordenação Nacional de Lutas Sociais - CONLUTAS