O plebiscito popular levou a milhares de trabalhadores o debate sobre a retomada da companhia Vale do Rio Doce (CVRD), o alto custo das tarifas de energia, a reforma da previdência e a dívida pública. Estes temas, relacionados entre si, vão pautar as mobilizações das diferentes forças de esquerda que construíram o plebiscito conjuntamente.
No momento, a apuração dos votos ainda está acontecendo em alguns estados. Por conta disso, a entrega dos resultados da votação para os três poderes – prevista para ocorrer no dia 15 – foi transferida para 9 de outubro (data que coincide com a semana da morte do revolucionário argentino Ernesto Che Guevara).
Além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, outro alvo da pressão das organizações serão os ministérios que estão diretamente ligados às quatro perguntas do plebiscito. É o caso da Previdência, de Minas e Energia e a Fazenda (responsável direto pela questão da dívida). Outro fato relevante remete ao Ministério do Meio Ambiente: a Companhia Vale do Rio Doce possui a concessão de uma área de 700 mil hectares da Floresta Amazônica, ao redor da reserva mineral de Carajás. Na proposta dos movimentos sociais, este território deve tornar-se reserva ambiental.
Também em 9 de outubro, mobilizações serão organizadas nos estados. Um dia antes, coletivas de imprensa devem anunciar o resultado local da votação. Como ressaltou um dos presentes na reunião da Assembléia Popular, a avaliação é de que o plebiscito teve ampla participação massiva, sendo fundamental agora compartilhar com a população o resultado da sua própria luta.
Jornada de lutas do dia 24
De acordo com Zé Maria, da Conlutas, os quatro temas do plebiscito são a base da plataforma de reivindicações que organizações dos trabalhadores levarão a Brasília no dia 24 de outubro. Nesta data acontece a Marcha em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores, planejada por organizações que também construíram o plebiscito. “As quatro perguntas fornecem um quadro global dos desafios neste momento. O plebiscito popular ofereceu um aprendizado na busca das mobilizações e ajudou na criação de consciência, massificando os temas do plebiscito. A marcha de 24 de outubro vai cobrar do governo o que foi conquistado com este plebiscito”, afirma.
Zé Maria afirmou que, em pesquisa feita pela Conlutas junto a operários da CVRD, nos estados onde a companhia gera produção, 95% dos trabalhadores consultados estão a favor da retomada da Companhia Vale do Rio Doce. Agregou ainda que a difusão de temas como o da Previdência foi uma das contribuições principais do plebiscito. “O objetivo da marcha é levar esses temas para uma parcela ampla da população. São temas que permitem uma mobilização futura dos trabalhadores”, comenta.
Para Ana Paula Rosa de Simone, da Intersindical, o plebiscito dá continuidade ao processo de lutas iniciado na Jornada de Lutas do dia 23 de maio (Veja especial do Brasil de Fato), contra as reformas que eliminam direitos dos trabalhadores. Segundo ela, a campanha estabelece pautas comuns de luta para a classe trabalhadora. Além disso, tem o aspecto de denunciar as privatizações, mas também perguntar, no caso das chamadas estatais, sobre quais interesses estas empresas estão servindo, ao promover terceirizações e perda de direitos.
A sindicalista afirma que, na região de São José dos Campos, onde atua, o trabalho de formação com os trabalhadores partiu de experiências concretas que a classe experimentou com a privatização. “Os trabalhadores da Embraer já sofreram esta experiência e, com a privatização, tiveram 10% da redução de salários da categoria”, comenta.
http://www.avaleenossa.org.br/
Pedro Carrano,de Brasília (DF)
26 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis
Política em Destaque
- politica em destaque
- São Paulo, SP, Brazil
- Traz notícias sempre atualizadas e organizadas de modo a Facilitar a consulta de política, economia, cultura, esporte, assuntos Internacionais, tecnologia e ... Criado com o intuíto de ser uma ferramenta para o público, onde voçê possa fazer publicações sobre os acontecimentos politicos, denuncias e matérias de um outro ponto de vista que não seja o da midía burguesa. Política, definição de política, o que é política, a política, a ética na política, partidos políticos, eleições no Brasil, eleições brasileiras, ...
Quer publicar sua matéria mande para politicaemdestaque@yahoo.com.br
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=49200897
Analisaremos o conteúdo e postaremos conforme aprovada pelo conselho de redação.
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=49200897
Analisaremos o conteúdo e postaremos conforme aprovada pelo conselho de redação.
Agenda de Mobilizações 2010
2010
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
8 - dia internacional de luta das mulheres
ABRIL
MAIO
01 dia de Luta contra as Reformas do Governo em todos os estados
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
7 Participar do Grito dos Excluídos,
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
8 - dia internacional de luta das mulheres
ABRIL
MAIO
01 dia de Luta contra as Reformas do Governo em todos os estados
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
7 Participar do Grito dos Excluídos,
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário